Santos do mês de junho

1
São Panfílio e Companheiros, Mártires
+ Cesaréia (Palestina), 309. O maior dos exegetas do seu tempo, Panfílio fundou uma escola bíblica, centro de saber e virtude. Encarcerado e torturado em virtude de sua fé, foi depois martirizado com alguns discípulos e companheiros de prisão.

2
São Nicolau, o Peregrino, Confessor
+ Trani (Itália), 1094. Jovem grego, visitava os santuários do sul da Itália a pé, carregando pesada cruz e cantando o Kyrie Eleison. Faleceu aos 19 anos de idade. Muitos milagres se operaram em seu túmulo.

3
São Carlos de Luanga e 22 Companheiros, Mártires
+ Uganda, 1886. Carlos, oficial do Rei de Uganda, convertido com outros funcionários pelos Padres Brancos, foi com eles queimado vivo.

4
São Francisco Caracciolo, Confessor
+ Agnone (Itália), 1608. De nobre família napolitana, fundador da Congregação dos Clérigos Regulares Menores. Tinha o dom de profecia, sendo favorecido com êxtases.

5
São Bonifácio,
Bispo e Mártir
+ Dokkun (Holanda), 754. Inglês de nascimento, foi o apóstolo da Alemanha. Resignou a sua sé episcopal para trabalhar os últimos anos de vida reconvertendo os frísios (holandeses), que haviam recaído no paganismo, sendo por eles martirizado.
Primeira Sexta-feira do mês

6
São Norberto,
Bispo e Confessor
+ Magdeburgo (Alemanha), 1134. Clérigo mundano convertido por causa de um raio, tornou-se pregador itinerante, fundando depois os Cônegos Regulares(Premonstratenses). Foi nomeado posteriormente arcebispo de Magdeburgo.
Primeiro Sábado do mês

7
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

8
São Medard,
Bispo e Confessor
+ França, 558. Irmão de São Gildard, Bispo de Rouen, foi eleito para a diocese de Noyon, à qual Tournai foi unida mais tarde.

9
Beato José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil, Confessor
+ 1597. Converteu inúmeros índios à fé católica, arrancando-os às trevas do paganismo. Operou numerosos milagres.

10
Santo Itamar,
Bispo e Confessor
+ 656. Natural de Kent, foi o primeiro bispo anglo-saxão nomeado para uma sé inglesa, sucedendo a São Paulino como bispo de Rochester.

11
SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

12
São João de Sahagum,
Confessor
+ Salamanca (Espanha), 1479. Da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Por denunciar o mal existente nos mais altos postos da sociedade onde vivia, sofreu vários atentados, sendo por fim envenenado pela concubina de um nobre.

13
Santo Antonio de Pádua Confessor e Doutor da Igreja
+ 1231. Nasceu em Lisboa, onde se fez agostiniano e depois franciscano. Na Itália, São Francisco o encarregou da pregação e o chamava de “meu bispo”, por sua erudição. Cognominado Martelo dos hereges.

14
São Metódio de Constantinopla,
Bispo e Confessor
+ Constantinopla (Turquia), 847. Italiano de nascimento; tocado pela graça, fez-se monge; valente opositor dos iconoclastas. Por interferência da imperatriz Teodora, foi nomeado Patriarca de Constantinopla.

15
Santa Germana Cousin, Virgem
+ Pibrac (França), 1601. Pobre, escrofulosa, negligenciada pelo pai e maltratada pela madrasta. Morreu abandonada em seu leito de palhas no celeiro da propriedade paterna, aos 22 anos.

16
São Ciro e Santa Julita, Mártires
+ Síria, séc. IV. Julita, por não querer renegar a fé, estava sofrendo o martírio quando seu filho Quirico (ou Ciro), de apenas três anos, que lhe fora arrancado dos braços, se lhe juntou para morrer, afirmando que também era cristão.

17
Santa Teresa de Portugal, Viúva
+ 1250. Filha do rei Sancho I de Portugal. Sendo declarado nulo seu casamento por motivo de consangüinidade, fundou um convento cisterciense.

18
Santos Marcos e Marcelino, Mártires
+ Roma, 287. De acordo com a Tradição, na perseguição movida por Diocleciano esses dois irmãos gêmeos“tiveram o lado traspassado por lanças, entrando assim no Reino dos Céus pela glória do martírio” (do Martirológio Romano).

19
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

20
FESTA DO IMACULADO
CORAÇÃO DE MARIA (neste ano)

21
São Luís Gonzaga, Confessor
+ Roma, 1591. De família principesca, aos 17 anos ingressou na Companhia de Jesus. De uma pureza angélica, morreu aos 24 anos como mártir da caridade, vítima de uma epidemia contraída ao assistir enfermos. É o patrono da juventude.

22
São Paulino de Nola
(Vide epígrafe Vidas de Santos)

23
São José Cafasso, Confessor
+ Turim (Itália), 1860. Contemporâneo, conterrâneo e mestre de São João Bosco, formou o clero piemontês nos bons princípios de São Francisco de Sales e Santo Afonso de Ligório.

24
NATIVIDADE DE
SÃO JOÃO BATISTA

25
São Próspero de Aquitânia, Confessor
+ França, 463. Leigo e casado, devotou-se ao estudo da teologia, correspondendo-se com Santo Agostinho, a quem admirava. Com ele combateu a doutrina herética dos semipelagianos sobre a graça. Dirigindo-se a Roma, tornou-se secretário do Papa São Leão Magno.

26
Santos João e Paulo,
Mártires
+ Roma, 362. “O primeiro era o governador de palácio, e o segundo o camareiro da virgem Constância, filha do imperador Constantino. Ambos obtiveram a palma do martírio, sob Juliano o Apóstata, morrendo pela espada” (do Martirológio Romano).

27
São Ladislau da Hungria, Confessor

+ Nitra (Boêmia), 1095. Considerado um dos heróis da Hungria, esse rei derrotou sucessivamente os poloneses, russos e tártaros. Pela morte da irmã, anexou a seu reino a Dalmácia e a Croácia. Apoiou São Gregório VII contra o imperador Henrique IV, incentivou o trabalho missionário em seus territórios, construiu vários mosteiros e igrejas.

28
São João Southworth, Mártir
+ Tyburn (Inglaterra), 1654. Ordenado sacerdote na França e enviado à missão na Inglaterra, foi várias vezes preso, sendo libertado pela intercessão da rainha Henriqueta, esposa de Carlos I. Após a execução desse rei, sob o regime ditatorial do herético Cromwell, foi aprisionado e martirizado.

29
São Pedro e São Paulo

30
São Teobaldo de Provins, Eremita, Confessor
+ Salonigo (Itália), 1066. Filho dos condes de Champagne, trocou a carreira militar pela vida eremítica. Depois de uma peregrinação a Roma, entrou para a ordem dos Camaldulenses em Salonigo.


*    *    *
Intenções para a Santa Missa em junho


Será celebrada nas seguintes intenções:
Suplicando ao Sagrado Coração de Jesus — principal celebração de junho — que cumule de graças muito especiais a todos nossos leitores e suas respectivas famílias.
Em reparação ao Sagrado Coração pelas blasfêmias que ultimamente se têm perpetrado contra Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você está conseguindo ler isto poderá também digitar estes caracteres
que aparecem !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...