Santos do mês de março

1 
São Davi, Bispo e Confessor
+ Menevia (País de Gales), 588. Patrono do País de Gales.
2
São Chad, Bispo
+ Lindisfarne (Inglaterra), 672. Irmão de São Cedd, foi educado por Santo Aidano na Irlanda. De volta à Inglaterra, tornou-se Bispo de Mércia e Lindisfarne. São Beda, o Venerável, enalteceu suas virtudes.
3
Santa Cunegundes, Viúva, Imperatriz
Santa Cunegundes


+ Bamberg (Alemanha), 1040. Esposa de Santo Henrique, com quem vivia em perfeita castidade. Foram ambos coroados imperadores do Sacro Império, em Roma, pelas mãos do próprio Papa. Após a morte do marido, ela empregou sua fortuna em erigir bispados e mosteiros, terminando sua vida como simples religiosa em um deles.
4
São Lúcio I Papa, Mártir
+ Roma, 254. Foi um dos ilustres presbíteros de Roma que seguiram São Cornélio ao desterro, tendo sucedido a este no Papado.
5
São João José da Cruz, Confessor

São João da Cruz

+ Nápoles, 1734. “Ardente discípulo de São Francisco de Assis e de São Pedro de Alcântara, acrescentou grande glória à Ordem Seráfica. Foi admitido pelo Papa Gregório XVI no Cânon dos Santos” (do Martirológio Romano).
6
Santa Colete, Virgem
+ França, 1447. Reformadora das Terceiras Franciscanas, foi das figuras mais importantes da Igreja no século XV. Com São Vicente Ferrer, aconselhou três cardeais, que reclamavam a tiara pontifícia, a renunciar a fim de se proceder a nova eleição.
Primeira Sexta-Feira do mês 


7
Santas Perpétua e Felicidade, Mártires
São Paulo, o Simples, Eremita
+ Egito, 339. É um patrono dos que aspiram à santidade em idade avançada. Agricultor, aos 60 anos descobriu que sua mulher o traía. Fugiu então para o deserto, e sua insistência obrigou o grande Santo Antão a dirigi-lo.
Primeiro Sábado do mês

8
São João de Deus, confessor
São Julião de Toledo, Bispo
+ Espanha, 690. Sob sua direção, a sé de Toledo tomou a primazia entre todas as da Espanha. Presidiu vários sínodos, reviu e desenvolveu a liturgia mozárabe, tendo sido um dos mais importantes eclesiásticos de seu tempo.
9
Santa Francisca Romana, Viúva
+ Roma, 1440. Da mais alta nobreza romana, foi modelo de esposa e mãe, além de fundadora das Oblatas Beneditinas. Tinha trato familiar com seu anjo da guarda, a quem via continuamente.
10
São Simplício, Papa
Morreu em Roma, no ano 483. Governou a Igreja durante 15 anos, por ocasião da invasão dos bárbaros, aos quais procurou converter.
11
Santa Teresa Margarida Redi, Virgem
+ Florença, 1770. Aos 18 anos entrou para o convento carmelita de Florença, e em pouco tempo chegou a grande santidade.
12
São Teófano,
Abade
+ Samotrácia, 818. Ele e a esposa renunciaram à imensa fortuna para tornarem-se religiosos. Grande promotor do culto das imagens, foi por isso exilado pelo ímpio imperador bizantino Leão, o Armênio, morrendo vítima dos maus tratos.
13
Santa Eufrásia,
Virgem
+ Egito, 410. Da nobreza romana. Ao falecer seu pai, foi com a mãe para o Egito. Aos sete anos pediu-lhe licença para servir a Deus num mosteiro próximo.
14
Santo Eutíquio e companheiros, Mártires
+ Arábia, 741. Patrício romano. Capturado pelos maometanos contra os quais guerreava, foi com seus companheiros torturado e morto, por não renunciar à fé católica.
15
São Clemente Maria Hofbauer
(Vide p. 36) 

São Longino, Mártir
+ Capadócia, séc. I. Segundo a Tradição, ele é o centurião romano que, durante a crucifixão, reconheceu Cristo como o Filho de Deus.
16
São Julião de Anazarbus,
Mártir
+ Cilícia (na atual Síria), 302. São João Crisóstomo fez o elogio deste mártir que, preso em virtude de sua fé católica, sob Diocleciano, foi colocado dentro de um saco cheio de escorpiões e serpentes e atirado ao mar.
17
Santa Gertrudes de Nivelles, Virgem
+ Países Baixos, 659. Filha do Bem-aventurado Pepino de Landen e da Bem-aventurada Ita. Com a morte de Pepino, mãe e filha fundaram o convento de Nivelles, nele ingressando Gertrudes como abadessa aos 20 anos.
18
Santo Anselmo de Lucca, Bispo
+ Lucca, 1086. Sobrinho do Papa Alexandre II, retirou-se de sua diocese de Lucca para fazer-se monge beneditino. São Gregório VII chamou-o de volta àquela sé episcopal, onde tentou reformar os cônegos relaxados, que se revoltaram. O Papa os excomungou. Com o apoio do imperador, os rebelados expulsaram Santo Anselmo da cidade.
19
São José

São José

Esposo da Santíssima Virgem, Patrono da Igreja Universal e da Boa Morte.
20
São Wulfrano, Bispo e Confessor
+ França, 703. Foi nomeado para a sé de Sens enquanto seu titular, Santo Amatus, estava ainda vivo. Mas resignou o cargo para ir evangelizar os frísios, empenhando-se para que estes cessassem de praticar sacrifícios humanos.
21
Santo Endeus ou Enda, Confessor
+ Arranmore (Irlanda), 590. Brilhante militar, irmão de Santa Fanchea, é considerado o fundador do monasticismo na Irlanda. Teve como discípulos os Santos Kleran e Brendan.
22
São Deogracias, Bispo
+ Cartago, 457. Bispo dessa cidade, no norte da África.
23
São Toríbio de Mongrovejo, Bispo
Santo Toríbio de Mongrovejo


+ Lima, 1660. “Arcebispo (de Lima), por cujos labores a fé e a disciplina eclesiástica se disseminaram pela América” (do Martirológio Romano).
24
Santa Hildelita, Virgem
+ Inglaterra, 524. Não havendo ainda conventos na Inglaterra, essa princesa atravessou a Mancha, tornando-se religiosa na França. Voltou então à sua pátria, onde organizou a vida monástica em Barking.
25
Anunciação do anjo e Encarnação do Verbo
Um dos acontecimentos mais importantes da História: o Verbo de Deus encarnou no seio puríssimo de Maria.
26
São Teodoro e Companheiros, Mártires
+ Líbia, séc. IV. Estes 43 cristãos, vindos do Oriente, sofreram o martírio sob o imperador Diocleciano.
27
Santo Habib, Mártir
+ Edessa (Iraque), 322. Diácono, exercia a pregação no campo, sendo por isso perseguido. Escondeu-se e posteriormente apresentou-se ao prefeito, que o mandou queimar vivo. Antes de morrer, foi beijar sua mãe, que assistia ao suplício.
28
São Gontran Rei, Confessor
+ Châlons (França), 592. Rei da Borgonha. Afligido por remorsos, devido a atos de sua vida passada, abandonou as pompas reais. Empregou então sua fortuna na construção de igrejas e mosteiros, bem como na distribuição de esmolas, vivendo na mais rigorosa penit­ência.
29
São Cirilo de Heliópolis, Diácono e Mártir
+ Líbano, 362. Tendo Juliano, o Apóstata, reintroduzido o paganismo no império, esse diácono destruiu muitos ídolos, tendo por isso “seu fígado arrancado de seu abdômen e devorado pelos pagãos como bestas selvagens” (do Martirológio Romano).
30
São João Clímaco,
Confessor
+ Monte Sinai, 605. Ingressando aos 16 anos no mosteiro situado nesse monte, abandonou-o mais tarde para viver em maior solidão. Aos 75 anos foi chamado de volta e eleito abade. Seu livro Clímax ou Escada da Perfeição, do qual lhe veio o cognome Clímaco, foi das obras mais apreciadas durante a Idade Média.
31
São Guy de Pomposa, Abade
+ Itália, 1046. Por sua santidade e sabedoria, atraiu tantas pessoas a seu mosteiro, que foi obrigado a fundar outro. A seu pedido, São Pedro Damião ministrou a seus monges aulas sobre as Sagradas Escrituras durante dois anos.
*     *     *
_______________
Nota:
Os Santos aos quais já fizemos referência em calendários anteriores têm aqui apenas seus nomes enunciados, sem nota biográfica.

Intenções para a Santa Missa em março
Será celebrada pelo Revmo. Padre David Francisquini, nas seguintes intenções:

Em louvor da Anunciação e Encarnação do Verbo de Deus e também em memória de São José — festividades que se comemoram em março — rogando a Nossa Senhora e a seu glorioso e casto Esposo que protejam e guardem as famílias que recebem a revista Catolicismo.
Pelas vítimas de enchentes em diversas regiões do Brasil, especialmente nas mais flageladas, como em SC, RJ e MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você está conseguindo ler isto poderá também digitar estes caracteres
que aparecem !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...