Santos do mês de outubro

1

+ Lisieux (França), 1897. A grande santa de nossos tempos entrou para o Carmelo aos 15 anos, levando uma vida de imolação e sacrifícios em favor das missões e de toda a Igreja. Desejando possuir todas as vocações, para nelas glorificar a Deus, encontrou no amor a Deus, conforme diz, a solução para seu problema. Por isso, foi nomeada padroeira das missões sem nunca ter deixado a clausura. Sua doutrina espiritual da “pequena via” abriu as portas da perfeição para inúmeras almas. Foi declarada Doutora da Igreja.
Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem, Doutora da Igreja
São Remígio 
(Vide seção Vidas de Santos)

2
SANTOS ANJOS DA GUARDA
Primeira Sexta-feira do mês.

3
São Francisco de Borja, Confessor
+ Roma, 1572. Vice-Rei da Catalunha e Duque de Gandia, renunciou às atrações do mundo ao ver o cadáver da outrora belíssima rainha Isabel. Enviuvando aos 40 anos, ingressou na Companhia de Jesus, da qual foi depois Superior Geral.
Primeiro Sábado do mês.

4
São Francisco de Assis, Confessor
+ Assis (Itália), 1226. O Poverello de Assis amou tão apaixonadamente o Salvador, que adquiriu seus estigmas e até uma semelhança física com Ele. Com São Domingos, foi uma das colunas da Igreja em seu tempo, renovando com seu heróico exemplo os costumes bem decaídos daquela época. É uma das maiores glórias da Santa Madre Igreja em todos os tempos.

5
São Benedito, o negro, Confessor
+ Palermo, 1589. Escravo liberto e cozinheiro, foi primeiro eremita e depois irmão leigo no convento franciscano de Palermo. Era tal sua santidade, que foi eleito superior e depois mestre de noviços, apesar de não saber ler nem escrever.

6
Santa Maria Francisca das Cinco Chagas, Virgem
+ Nápoles, 1791. Aos 16 anos, entrou para a Ordem Terceira de São Francisco, entregando-se à oração, jejum e penitência, sendo visitada por seu anjo da guarda, que a animava. Foi retirada do convento pelo pai, que a encarregou dos cuidados da família.

7
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

8
Santa Taís, Penitente
+ Egito, séc. IV. Inspirado por Deus, São Pafúncio deixou seu retiro no deserto para conduzi-la ao bom caminho. Ela queimou seus vestidos e jóias e foi para um mosteiro no deserto.

9
São Luís Beltrão, Confessor
+ Valência, 1581. Sacerdote dominicano, aos 23 anos era mestre de noviços. Seu extraordinário zelo levou-o a desejar combater os protestantes. Mas a Providência encaminhou-o para a Colômbia, onde durante sete anos evangelizou os índios.

10
São Paulino de York, Confessor
+ Inglaterra, 644. Enviado por São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra, realizou frutuoso apostolado nas regiões de Kent e Nortúmbria, converteu o rei Edwin e fundou o bispado de York.

11
São Sármatas, Mártir
+ Tebaida (Egito), 357. Discípulo de Santo Antão, foi morto pelos sarracenos por ódio à fé. Dizia:“Prefiro um homem que, tendo pecado, reconhece esse pecado e faz penitência, a um que não tenha pecado e se considere justo”.

12
NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL

13
Santos Fausto, Januário e Marcial, Mártires
+ Córdoba, 307. Esses três irmãos increparam o novo governador romano da Espanha, Eugênio, por sua crueldade para com os cristãos. Em resposta, sofreram o suplício do cavalete e depois o da fogueira.

14
São João Ogilvie, Mártir
+ Glasgow, 1615. Calvinista inglês convertido pelo célebre exegeta, o jesuíta Cornélio a Lápide. Entrou para a Companhia de Jesus, voltando a seu país para socorrer os católicos perseguidos. Depois de converter muitos hereges, foi traído e entregue ao arcebispo protestante. Na prisão, durante três dias teve o corpo constantemente perfurado por agulhas e estiletes, sendo depois executado em ódio à fé.

15

+ Alba (Espanha), 1582. Alma ardente e enérgica, empreendeu a reforma do Carmelo, auxiliada por São João da Cruz no que diz respeito ao ramo masculino. 
“Sofrer ou morrer”, foi o desejo que viu plenamente satisfeito nos muitos trabalhos e doenças que suportou. Unia a mais sublime contemplação a uma extraordinária capacidade de ação. Por seus admiráveis escritos, foi declarada Doutora da Igreja.Santa Teresa de Ávila, Virgem, Doutora da Igreja

16
Santa Margarida Maria Alacocque, Virgem
+ Paray-le-Monial (França), 1690. Religiosa visitandina, entregou-se desde cedo à contemplação da Paixão do Redentor, recebendo de Nosso Senhor Jesus Cristo a mensagem sobre a devoção ao seu Sagrado Coração e a incumbência de difundi-la pelo mundo inteiro.
17
Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir
+ Séc. II. Discípulo dos Apóstolos e sucessor de São Pedro na Sé de Antioquia. Com São Policarpo, foi o mais ilustre dos Padres Apostólicos. Suas cartas às igrejas da Ásia e de Roma são os documentos mais preciosos da época. Conduzido a Roma, foi devorado pelas feras no Coliseu.

18
São Lucas Evangelista, Mártir
+ Séc. I. Médico de Antioquia convertido por São Paulo, acompanhou-o em várias viagens. Autor do III Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Embora não se tenham dados concretos a respeito de sua morte, tradição autorizada afirma que sofreu o martírio.

19
Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e Companheiros, Mártires
+ América do Norte, séc. XVII. Jesuítas franceses que evangelizavam o então Canadá (atual norte dos Estados Unidos). Regaram essas terras com seu sangue ao serem martirizados pelos índios iroqueses.

20
São Pedro de Alcântara, Confessor
+ Arenas (Espanha), 1562. Padroeiro principal do Brasil, foi admirável por suas mortificações e penitências. Reformador dos franciscanos da Espanha, auxiliou Santa Teresa na reforma do Carmelo e incentivou-a com seus conselhos.

21
Santo Hilarião, Abade
+ Palestina, séc. IV. Filho de pagãos, que o enviaram a estudar em Alexandria, converteu-se e partiu para o deserto, onde foi dirigido por Santo Antão.

22
Santa Maria Salomé, Viúva
+ Palestina, séc. I. Segundo a Tradição, prima da Santíssima Virgem e mãe de São Tiago e São João Evangelista, era uma das Santas Mulheres que estavam ao pé da Cruz.

23

+ Hungria, 1456. Este franciscano italiano foi o grande pregador da cruzada contra o Islã, que culminou em Belgrado no ano de 1456, com a vitória do exército cristão sobre o muçulmano, que era quase duas vezes mais numeroso.
São João de Capistrano, Confessor

24
Santo Antônio Maria Claret, Bispo e Confessor
(Vide Ambientes,Costumes, Civilizações)

25

+ São Paulo, 1822. Natural de Guaratinguetá, franciscano, foi fundador do Recolhimento, Mosteiro da Luz, e dirigiu-o até sua morte. 
Santo Antônio Sant’Ana Galvão, Confessor

26
Santos Luciano e Marciano, Mártires
+ Nicomédia, séc. III. Condenados a serem queimados vivos, por se terem convertido ao cristianismo, disseram ao juiz: “É a glória dos cristãos ganhar a verdadeira vida eterna ao perder aquilo que tu crês ser vida”.

27
Santos Vicente, Sabina e Criseta, Mártires
+ Ávila, séc. IV. Vicente, depois de defender corajosamente a fé diante de Daciano, governador romano em Talavera, fugiu com as duas irmãs para Ávila. Sendo aí aprisionados, louvaram o Senhor até terem suas cabeças esmagadas a pedradas.

28
Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos
+ Séc. I. São Judas Tadeu era irmão de São Tiago Menor, filhos de Cleófas e Maria, primos de Nosso Senhor. Pregou o Evangelho na Judéia, Samaria, Síria e Mesopotâmia. Escreveu uma epístola exortando os fiéis a perseverarem na fé, atacando vigorosamente os soberbos, os luxuriosos e os falsos doutores. São Simão, cognominado Cananeu, ou Zelador, era originário da Galiléia. Supõe-se que tenha pregado na Mauritânia e em outras regiões da África, dirigindo-se depois ao Oriente. Na Pérsia encontrou-se com São Judas Tadeu, sendo ambos martirizados naquele país.

29
São Zenóbio, Mártir
+ Ásia Menor, séc. IV. Médico, tornou-se sacerdote, e “na derradeira perseguição, exortava os outros ao martírio. Por isso tornou-se também digno dessa graça” (do Martirológio Romano).

30
São Marcelo Centurião, Mártir
+ Tanger, 298. Pai dos santos mártires Cláudio, Luperco e Vitório, esse centurião espanhol foi decapitado por haver declarado que era cristão e servia a Jesus Cristo.

31
Santa Joana Delanoue, Virgem
+ França, 1736. Herdou do pai um modesto bazar, que com habilidade fez prosperar. Começou a dedicar-se também a obras de caridade, a ponto de ser chamada mãe dos pobres. Fundou um asilo ao qual denominou A Providência.


*     *     *
Intenções para a Santa Missa em outubro
Será celebrada nas seguintes intenções:
Para que Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, livre nossa Pátria de todo tipo de corrupção, sobretudo da corrupção moral que vem arruinando as famílias brasileiras. Pedindo a Ela não permitir a ação de certos movimentos ditos “sociais”, que procuram provocar agitações na tentativa de lançar o País no caos. Também suplicando à nossa Padroeira que todas as famílias católicas cresçam na devoção ao Santo Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você está conseguindo ler isto poderá também digitar estes caracteres
que aparecem !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...